sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fluxo de Energia e Ciclo de Materia

Na Natureza, os sers vivos interagem entre si e com o mei fisico-quimico em que vivem,formando um sistema organizado de forma dinamica.Num ecossistema,existem relaçoes alimentares muito variadas,que envolvem transferencia de materia e de energia entre os seres vivos e entre estes e o meio ambiente.

 A energia necessaria á vida na Terra provém praticamente do Sol.Sao os seres vivos com clofila,como,por exemplo,as plantas,que tansformam a energia radiante(ou luminosa)em energia quimica num processo designado fotossintese. Assim,a fotossintese é o precesso atraves do qual alguns seres vivos produzem o seu proprio alimento.
  Durante a fotossintese ,as plantas transformam a água,os sais minerai e o dioxido carbono,que retiram do meio,em materia organica e oxigenio.Á medida que ocorre a transformaçao de materia inorganica em materia organica,parte da energia luminos é armazenada nos compostos organicos.sob a forma de energia quimica.
A materia organica engloba um conjunto de moleculas fabricadas pelos seres vivos,constituidas por catbono,hidrogenio,oxigenio,azoto e outros elementos quimicos.

Os restantes seres vivos tambem necessitam de energia para realizarem as suas actividades vitais.Os animais,por exemplo,como nao realizam a fotossintesr,utilizam a energia quimica que esta nas moleculas organicas dos alimentos.
Com base na capacidade de produzirem ou nao os compostos organicos,a patir de compostos imorganicos,os seres vivos podem ser divididos em duas grandes categorias.
        .Autotroficos-seres vivos capazes de produzir a sua propria materia organica a partir dos constituientes inorganicos(materia mineral,água e dioxido de carbono)que existem no emio ambiente,utilizando a energia luminosa como forma de energia externa.
        .Heterotroficos-seres vivos que precisam de consumir materia organica pra obter energia e nutrientes.
A alimentaçao constitui a forma de trasferencia de energia de materia entre os seres vivos de um ecossistema.
Cadeias Alimentares
O conjunto de seres vivos de uma comunidade que se alimentam e servem de alimento uns aos outros constitui uma cadeia alimentar ou cadeia trofica.
Numa cadeia alimentar,cada ser vivo ocupa uma determinada posiçao,designada nivel trofico.


Nas diferentes cadeias alimentares podemos encontrar,normalmente,tres tipos de categorias de seres vivos:produtores,consumidores e decompositores.
Produtores
Os produtores são seres vivos capazes de produzir o seu proprio alimento;são tambem designados autotroficos.Ocupam o 1.º nivel trofico.
Consumidores
Os consumidores são seres vivos heterotroficos que se alimentam directa ou indirectamente da materia organica produzida pelos produtores.
      . Consumidores Primarios ou Consumidores de 1.ª ordem- Sao herbivoros e alimentam-se exclusivamente dos produtores.Ocupam o 2.º nivel trofico.
      . Consumidores Secundarios ou de 2.ª ordem- Designam-se predadores ou carnivoros e subsitem á custa dos herbivoros.Ocupam o 3.ª nivel trofico
Existem ainda consumidores de 3.ªoredem,de 4.ªordem e assim sucessivamente.Contudo,as cadeias alimentares são,de uma maneira geral,curtas,nao contendo mais do que cinco ou seis niveis troficos.
Decompositores
Os decompositores são seres vivos heterotroficos que transformam a materia organica,de que se alimentam (cadáveres e produtos de excreçao,como as fezes e a urina,dos organismos de todos os nives troficos),em materia mineral que é devolvida ao solo.
São os decompositores que asseguram o retorno progresivo ao solo da materia mineral,sendo esta utilizada pelos produtores que sintetizam de novo materia organica.Assim no nosso planeta,existem uma circulaçao continua de materia organica e mineral,processada atraves de cadeias alimentares.

Teias Alimentares
Na Natureza,as interacçoes alimentares são bem mais complexas.Na realidade, existem teias alimentares, que constituem relaçoes troficas mais abrangentes,isto é cada especie pode servir de alimento a varias outras e apresentar preferencias alimentares diversificadas.
Assim,em cada comunidade,existem varias cadeias alimentares interligadas que constituem uma rede ou teia alimentar.


























Fluxo de Energia
O fluxo de energia,partindo do Sol,atinge todos os noveis troficos de um ecossistema.No entanto,apenas uma parte da energia disponivel,num nivel ytrofico,é transferida para o nivel trofico seguinte.De facto,uma grande parte da energia contida nos alimentos ingeridos é gasta,pelos seres vivos,em actividades vitais,por exemplo,na respiraçao e na reproduçao,enquanto que outra é desperdiçada em excreçoes.
Desta forma,numa cadeia alimentar 10%da energia contida num nivel trofico para nivel trofico,a quntidade de energia disponivel diminui.
Calcula-se que apenas 10% da energia contida num nivel trofico passe para o nivel trofico seguine.Por esta razao,as cadeias alimentares,geralmente.nao ultrapassam o 5.º nivel trofico,ja que,a partir deste nivel ,a energia disponivel é minima.O numero de seres vivos por nivel trofico tambem diminui que ocupam niveies troficos superiores.
Como a energia utilizada nao é reaproveitada pelos seres vivos,diz-se que o fluxo de energia num ecossistema é unidireccional.
Ciclo De Materia
Contrariamente á energia, que se transfere num fluxo unidireccional,a materia circula nos ecossistemas de uma forma ciclica e continua.Nos ecossistemas ,a materia organica circula dos produtores para os consumidores e regressa ao slo,sob a forma de materia mineral,pela acçao dos decompositores.No solo, esta materia mineral fica disponivel para os produtores,ocorrendo um novo ciclo.


Os diversos elementos constituintes da materia que estao presentes na Natureza,como,por exemplo,carbono,oxigenio e azoto,circulam atraves de ciclos biogeoquimicos.Estes ciclos a representam um conjunto de processos que asseguram a reciclagem permanente e relativamente rápida da materia,passando do estado organicos ao estado mineral e vice-versa.
Um exemplo de ciclo biogeoquimico é o ciclo da água.

Relações Intra-Especificas

Este tipo de relaçoes condiciona as possibilidades de sobrevivencia dos individuos da mesma especie.Existem na Natureza varios exemplos de seres vivos que vivem em grandes agrupamentos.
Cooperação
A Cooperaçao intra-especifica é uma relaçao em que os individuos contribuem pra o beneficio do grupo.




Competiçao
A Competiçao intra-especifica é uma relaçao em que os individuos actuam para garantir a sobrevivencia individual e nao contribuem para o bem comum.
Geralmente,ocorre quando os recursos são escassos.



Canibalismo
O Canibalismo é uma relaçao em que um individuo mata outro( da mesma especie),alimentando-se dele.O canibalismo é considerado,pelos investigadores,a manifestaçoes superma da competiçao intra-especifica.


As intercçoes bioticas contribuem para a Seleçao Natual.Geralmente,são presevadas as formas de Vida melhor adaptadas ao meio ambiente e desaparecem os individuos com menor vigor adaptativo.A reproduçao,o tempo e a morte são essenciais para a evoluçao dos seres vivos na Terra.

Em suma,o equilibrio dos ecossistemas resulta da interaçao dinamica que existe entre seres vivos e destes com os factores fisicos e quimicos do meio ambiente.Este equilibrio regula a circulaçao de amteria e energia nos ecossistemas.

O Ecossistema corresponde ao conjunto formado pela comunidade, pelo biotopo e pelas inter-relaçes que se estabelecem entre eles.
O Biotopo é o territorio no qual vive a comunidade de um ecossistema.
A Comunidade é o conjunto de todos os seres vivos de um ecossistema.
A Populaçao é o conjunto de seres vivos pertencentes á mesma especie que vivem numa determinada área e num determinado momento.
A Especie é o conjunto de seres vivos semelhantes que se cruzam entre si originam descendencia fertil.
O Habitat é o local onde vive uma especie.
Os factores do ambiente que influenciam o comportamento dos seres vivos podem ser abioticos e bioticos.
Os factores abioticos sao factores da natureza fisico-quimica que influwnciam os seres vivos,como a luz, a temperatua,a pluviosidade,a humidade e o substrato(água e solo).
Os factores bioticos são as relacoes que os seres vivos estabelecem entre si.
O fototropismo é o movimento que as palntas efectuam em direçao a uma fonte ou no sentido contrario.
O fotoperiodo é o periodo de iluminaçao no descurso de 24 horas.
 Os animais homeotermicos são animais que mantem costante a sua temperatura corporal independentemente da temperatura ambiental.
Os animais poiquilotermicos são animais cuja temperatura corporal varia de acordo com a temperatura ambiental.
A hibernaçao,a estivaçao e a migarçao são comportamentos qe alguns animais manifestam para assegurar a sua sobrevievncia, qunando as condiçes ambientais nao sao as favoraveris.
Numa comunidade existem relaçoes favoraveis(+),desfavoraveis(-) e de indeferença(0) entre os seres vivos.
Numa comunidade,os seres vivos estabelecem entre si relaçoes interespecificas e intra-especificas.
As relaçoes interespecificas sao relaçoes entre seres vivos de especies diferentes,como a predaçao, a competiçao,o parasitismo,a cooperaçao,o mutualismo,a simbiose,o comensalismo e o amensalismo.
As relaçoes intra-especificas sao relaçoes entre seres vivos da mesma especie a Cooperaçao(colonias e sociedades),a competiçao e o canibalismo.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Relações Interespecificas

As relaçoes entre seres vivos de especies diferentes sao, na sua maioria,de carácter trofico(alimentar) ou defensivo,e classificam-se em funçao dos beneficios ou dos prejuizos que causam nos individuos implicados.
Predaçao
A Predaçao é uma relaçao com beneficio para um dos seres vivos(predador) em que o outro (presa) é prejudicado (interaçao +/-). O predador mata a presa para se alimentar.


Competiçao
 A  Competiçao é uma relaçao no qual dois seres vivos competem mesmos recursos alimentares, pelo territorio,luz ou algo que se encontra em quantidade insusficiente para assegurar a sobrevivencia de ambos (interacçao-/-).Nesta relaçao,os organismos intervenienes são designados competidores e prejudicam-se mutuamente.


A predaçao e a competiçao são,talvez, as relaçoes bioticas mais importantes como factores reguladores da densidade populacional.Em conjunto,contribuem para evitar a formaçao de superporpulaçoes que comprometam o equilibrio dos ecossistemas.
Por sexemplo,a predaçao,por estranho que pareça,acaba por beneficiar as populaçoes predaddas porque os predadores,geralmente,caçam os animais mais frageis ou doentes,impedindo,deste modo as doenças se propaguem.Além disso,contribui para que sejam os animais aptos a reproduzirem-se.
Prasitismo
O Parasitismo é uma relaçao na qualum dos seres vivos é beneficiado(parasita) e o outro (hospedeiro) é prejudicado (interaçao+/-).O parasita,de menor dimensão, alimenta-se á custa do hospedeiro.No entanto,da relaçao de parasitismo não resulta a morte imediata do hospedeiro.


Cooperaçao
A Cooperaçao é uma relaçao facultativa em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam (interaçao+/+).

Mutualismo
O Mutualismo é uma relaçao em que ambosos seres vivos intervenientes beneficiam e são largamente dependentes um do outro, embora possam tambem sobreviver de forma independente(interacçao+/+).

 









Qundo a associaçao é obrigatoria e indissociavel,isto é,a sobrevivencia de ambas as especies só é garantida permanecerem intimidade ligadas,diz-se que as especies vivem em Simbiose (interaçao+/+)
Comensalismo
O Comensalismo é uam relaçao na qual um dos seres vivos intervenientes beneficia(comensal) e o outro nao é afeactada (ineraçao+/0)

Amensalismo
O Amensalismo é uma relaçao na qual um dos seres vivos é prejudicado e o outro nao é afectado(interaçao -/0)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Perturbações no Equilibrio dos Ecossistemas

As Catástrofes são acontecimentos inesperados que causam grandes prejuizos materiais e/ou humanos.São inúmeros os acontecimentos catastrofes que assolam o nosso planeta.Uns são originados directamente pelo Homem, enqunto que outros são acontecimentos naturais que,apesar de evidenciarem o dinamismo do nosso planeta,causam danos muitas vezes irreparaveies.
Catástrofes Naturais
Designa-se Catástrofe Natural qualquer acidente que ocorra sem intervençao directa do Homem e que coloque em perigo a existencia da Vida.
Tempestades, inundaçoes, secas, sismos, vulcoes e incêndios podem constituir um factor de desequilibrio dos ecossistemas,colocando em perigo a sobrevivencia da Humanidade.



 
Tempestades e Inundações
Nos últimos anos,fenómenos hidrometeor
ológicos, como tempestades e inundaçoes,sofreram um aumento significativo.
   Tempestade é uma violenta perturbaçao da atmosfera, que se amnifesta por chuva intensa,acompanhada de vento e trovoada.Durante as tempestades,formam-se frequentemente tufões,tornados e furacões.

Imagem de Satélite do furacao Wilma


As Inundaçoes,isto é, a acumulaçao de grandes quantidades de água em locais habitualmente secos, causam graves danos em pessoas e bens.

Imagem de Satelite do furacao Katrina
Medidas de proteçao das populaçoes
A construçao de diques e barragens tem sido o meio mais utilizado para evitar inundaçoes.No entanto,este metodo ganharia em eficacia se os terrenos que circudam os cursos de água fossem mais permeáveis.Assim,é necessário:
     .evitar a urbanizaçao excessiva
     .aumentar as áreas naturais de prado e floresta ao longo das margens dos rios
Na verdade,as construçoes urbanas impermeabilizam os terrenos,enquanto que as áras de prado e floresta favorecem a infiltraçao da água no solo,evitando a escorrência superficial e,consequentemente,as inundaçoes.Deste modo, as populaçoes ficariam mais protegidas e o efeito nos ecossistemas seria positivo.

Secas
 As secas caracterizam-se por longos periodos de  muito baixa ou inexistente pluviosidade.
Principalmente nas últimas décadas,a intervençao humana fez com que locais que eram ferteis ficassem desprovidos de Vida.As necessidades alimentares das populaçoes,nalgumas zonas da Terra,promovem a criaçao de animais,que é,muitas vezes,excessiva em relaçao á capacidade das pastagens.Logo a vegetaçao diminui abruptamente,o que provoca a erosão do solo.Assim,o excesso populacional e a sobrepastagem são dois factores que promovem a desertificaçao.
Medidas de proteçao das populaçoes
Os projectos de recuperaçao

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sucessão Ecologica

 Os ecossistemas são dinâmicos e encontram-se em constante alteraçao.O ambiente Fisico-quimico sofre mudanças provocadas e acompanhadas pela sucessao de diferentes comunidades.
 O preocesso de colonizaçao, como o verificado em Surtsey, no qual as comunidades se vão substituindo umas ás outras, num determinado local ao longo do tempo,até se atingir um equílibrio, desigana-se Sucessão Ecologica.
As Especies Pioneiras são as primeiras a instalar-se no local.




A Comunidade Pioneira é uma comunidade simples que vai sendo substiuida por uma serie de comunidades mais complexas, até á instalaçao de uma comunidade perfeitamente adapatada ao ambiente do local em qe se insere.Esta comunidade, a última a instalar-se, caracterizada por uma organizaçao complexa e populações estaveis e equilibradas, desigana-se Comunidade Climax.



 No entanto, mesmo quando as comunidades são estaveis e equilibradas, elas encontram-se em equilibrio, uma vez que ocorre uma troca que saem e entram no ecossistema.
Os ecólogicos dividem as sucessoes ecologicas em dois tipos:
    . Sucessão Ecologica Primaria-ocorre quando o local colonizado estava anteriormente de Vida, como no caso da ilha de Surtsey.
  . Sucessão Ecologica Secundaria-ocorre quando o local sofre novo povoamento, devido ao facto de a comunidade anterior ter sido destruida, total ou parcialmente, por algum factor, como catastrofres naturais ou atraves da acção do Homem. Na Natureza, este é o fenomeno mais frequente.

   


                                               Dinâmica dos Ecossistemas

 Á escala global,os factores abioticos controlam o número de individuos,as especies e a diversidade de uma comunidade.Os seres vivos do deserto são diferentes dos que habitam uma floresta boreal e estes dos que vivem numa floresta tropical.Mas,á escala local,as interacçoes bioticas são da maior importancia. A competiçao pelo alimento,a predaçao e o parasitismo são alguns dos factores que determinam quais as populaçoes que sobrevivem e as que desaparem de um determinado local.

As especies de um ecossistema coexistem e relacionam-se entre si e como meio ambiente.A inserçao ou extinçao de uma especie tem repercurssoes em todas as outras,afectando o equilibrio do ecossistema e provocando,por vezes,a sua destruiçao.

Energia necessária á Vida na Terra provém,praticamente,do Sol
Autotróficos são sere vivos capazes de produzir a sua propria materia organica a parir dos continentes inorganicos(materia mineral,água e dioxido de carbono) que existe no meio ambiente,utilizando como forma de energia externa a energia luminosa.
Heterotroficos são seres vivos que precisam de consumir materia organica pra obter energia e nutrientes.
Materia Orgânica  engloba um conjunto de moleculas fabricadas pelos seres vivos,constituidas por carbono,hidrogenio,oxigenio,azoto e outrso quimicos.
Um conjunto de seres vivos de uma comunidade que se alimentam e servem de alimento uns aos outros constitui uma Cadeia Alimenar.
Produtores  são seres vivos capazes de produzir o seu proprio alimento.
Consumidores são seres vivos que se alimentam,directa ou indirectamente,da materia organica produzida pelos produtores.
Decompositores são seres vivos capazes de trasformar a materia organica,de que se alimentam,em materia mineral.
Varias cadeias alimentares interligadas constituem uma Rede ou Teia  Alimentar.
O fluxo de Energia tem um percurso Unidireccional nos ecossistemas.
Uma Sucessão Ecologica é um processo atraves do qual as comunidades se vão substituindo umas ás outras,num determinado local,até se atingir um euilibrio dinamico.
Especies Pioneiras são as primeiras especies a instalar-se num local que se encontra desprovido de Vida.
Comunidade Pioneira é a primeira comunidade a instalar-se num local que se encontra desprovido de Vida.
A Comunidade Climax é uma comunidade estavel,adaptada ao meio ambiente.
Sucessao Ecologica Primaria ocorre quando um local colonizado estava anteriormente desprovido de Vida.
Sucessao Ecologica Secundaria ocorre quando o local sofre novo povoamento,devido ao facto da comunidade anterior ter sido, total ou parcialmente,destruida.
Ainserçao ou extinçao de uma especie de uma comunidade tem repercussoes em todas as outras,afectanfo o equilibrio de ecossistemas e provocando,por vexes, a sua destruiçao.